Roma

Clique na foto para saber sobre o lugar

O Pantheon

O Pantheon ou Panteão é um monumento da Roma antiga e um clássico da arquit...
Saiba Mais!

O Pantheon

O Pantheon ou Panteão é um monumento da Roma antiga e um clássico da arquitetura. Foi construído em 27 a.C durante o terceiro consulado de Marco Vipsanio Agrippa, que era um militar e digamos que um arquiteto da época. Foi destruído por um incêndio em 80 d.C e depois totalmente reconstruído em 125 d.C., durante o reinado de Adriano Imperador, também tido como um grande arquiteto da época. O Pantheon originalmente era um “Templo de todos os Deuses” e em 609 d.C. foi transformado em uma Igreja Católica, a Basílica di Santa Maria della Rotonda ou Basílica di Santa Maria ai Martiri. É um dos monumentos mais bem preservados da Roma antiga. O templo é famoso por seu pórtico de oito colunas coríntias de granito, com mais oito na parte de trás, que suportam uma fachada triangular monumental. Sua principal construção é uma rotunda, erguida pelo maior domo de concreto não reforçado do mundo. Sua cúpula é inexplicável e de uma proporção gigantesca, sem nada que a sustente, com uma abertura de 9 metros de diâmetro (óculo).

No interior do Pantheon se encontram as tumbas dos reis da Itália, Vittorio Emanuele II e Umberto I, além da tumba do famoso pintor Raffaello Sanzio. 

Fica localizado na Piazza Della Rotonda que possui ao centro a Fontana del Pantheon, esculpida em mámore no século XVI e o Obelisco trazido do antigo Egito. Em sua área histórica encontramos o Palazzo di Montecitorio que hoje abriga o Parlamento Italiano.



Mobirise