Firenze

Clique na foto para saber sobre o lugar

O Duomo de Florença

O Duomo de Florença, conhecido também como Santa Maria del Fiore ou Catedral de Fl...
Saiba Mais!

O Duomo de Florença

O Duomo de Florença, conhecido também como Santa Maria del Fiore ou Catedral de Florença, encontra-se na Praça do Duomo de Florença, e é a sede da arquidiocese de Florença. É uma das maiores obras-primas góticas e do início do Renascimento italiano. Sua construção foi iniciada no final do século XIII com o projeto de Arnolfo di Cambio, um famoso arquiteto e escultor amante do estilo gótico. Na primeira metade do século XIII, os artistas florentinos foram deixando de lado o estilo gótico e incorporando o estilo romano. O ar gótico da catedral foi escondido atrás do mármore vermelho de Siena, branco de Carrara e verde de Prato. O ourives Lorenzo Ghiberti e o escultor Filippo Brunelleschi tiveram o privilégio de terminar o Duomo de Florença.

O complexo da Catedral de Florença está localizado na Praça do Duomo e inclui a enorme Cúpula de Brunelleschi e o altíssimo Campanário de Giotto que, com o antigo Batistério, formam a silhueta da cidade. A construção do Duomo de Florença começou em 1296, mais de dois séculos depois das catedrais de Pisa e Lucca. A construção desse edifício majestoso durou 72 anos e terminou em 1368 com o projeto do arquiteto Arnolfo di Cambio, que não conseguiu ver o seu trabalho concluído.

Essa catedral florentina é uma das maiores igrejas do cristianismo, é a terceira igreja do mundo depois de San Pietro em Roma, San Paolo em Londres e a maior da Europa na época de sua conclusão no século XV, possui 160 metros de comprimento, 43 metros de largura e 90 metros no transepto. A altura interna da cúpula é de 100 metros. Além disso, é um símbolo que representa a riqueza e o poder da capital Toscana nos séculos XVIII e XIV. O seu nome vem do lírio, símbolo de Florença e do antigo nome da cidade, Fiorenza.



Mobirise